5 factos sobre o Hoti Hotéis

Panorâmica. É um grupo hoteleiro 100% português, mas para a sua expansão apostou numa parceria. A marca espanhola Meliá traz aos hotéis Hoti mais de um terço da sua clientela

 

Meli+í Ria_1

 

Criado em 1979 com o arrendamento de um hotel emblemático no Porto, o Grupo Hoti Hotéis detém ou explora hoje dezena e meia de unidades hoteleiras. A história da sua expansão começou há 20 anos, com recurso a um modelo inovador: conjugar hotéis próprios com a oferta do seu know-how para gerir hotéis de outras marcas que queriam implantar-se em Portugal.

O Hotel D. Henrique, em pleno centro do Porto, foi o ponto de partida. A este primeiro arrendamento, em 1979, seguiram-se outros, que deram à família fundadora do grupo a capacidade financeira para a aquisição ou construção de hotéis próprios. Foi 17 anos mais tarde, em 1996, que face ao imperativo da expansão ditado pelo mercado concorrencial o Grupo Hoti Hotéis optou por uma estratégia inédita: ser parceiro de proprietários hoteleiros com reduzida vocação para o negócio ou de marcas emblemáticas disponíveis para entrar no mercado português.

A parceria com a cadeia espanhola Meliá trouxe para Portugal os hotéis do mesmo nome e os Tryp, explorados pelo Grupo Hoti, que assim conquistou uma importante vantagem competitiva. Com esta associação, cerca de 33%, ou seja, mais de um terço dos clientes do Grupo Hoti, chegam canalizados pela plataforma Meliá. Hoje, com 15 hotéis próprios ou por si explorados, a marca Hoti Hotéis assume-se como o sétimo maior grupo hoteleiro nacional e o segundo maior a oferecer serviços de hotelaria. E prepara-se para subir mais ainda no ranking hoteleiro, com a promessa de inauguração, para breve, de vários hotéis da marca Innside. Portugal e os países de expressão portuguesa são os mercados na mira do Grupo Hoti, que já se estreou na Guiné-Bissau e assim lança também o seu processo de internacionalização.

 

Fotolia_871832_L1.   Negócios no valor de 50 milhões

Em 2015, o volume de vendas consolidado do Grupo Hoti Hotéis somou cerca de 50 milhões de euros. Um resultado que representou um crescimento de 14% face ao ano anterior e que fez de 2015 um ano recorde para a cadeia hoteleira portuguesa, como reconheceu o CEO do grupo, Manuel Proença. Para 2016 e anos seguintes, e segundo o mesmo responsável, a perspetiva é de continuação do crescimento do grupo a um ritmo de dois dígitos ao ano. Aproximadamente 12% do total do volume de receitas do grupo são gerados pelo mercado espanhol.

 

Tryp Porto Expo-FamilyRoom2.   Cerca de 1900 quartos e suites

Em dezembro de 2014, o Grupo Hoti Hotéis contava com 1887 unidades de alojamento, ou seja, quartos, suites e outros, a que se juntavam 14 empreendimentos turísticos, de acordo com as contas do Atlas da Hotelaria 2015, da Deloitte. São números que fazem da cadeia Hoti Hotéis o sétimo maior grupo hoteleiro nacional, que garante emprego a cerca de 750 funcionários.

 

Porto, 14 / 07 / 2013 - Reportagem sobre as melhores esplanadas no porto Esplanada da Praia da Luz ( Artur Machado / Global Imagens )

3.   Taxa de ocupação de 76% em 2016

Em 2015, a taxa de ocupação média global do Grupo Hoti Hotéis rondou os 76%, isto é, mais 8% face a 2014. Neste ano o grupo espera uma ocupação média equivalente. O mercado espanhol representa cerca de 13% da ocupação média por hotel. Traduzindo isto em número de dormidas, significa que, em média, os hotéis da cadeia Hoti recebem mais de cem mil hóspedes espanhóis por ano.

 

Hotel da M+¦sica_24.   Inovação com hotéis temáticos

Para se manter na vanguarda da competitividade, o Grupo Hoti aposta na exploração de hotéis temáticos. É o caso do Hotel da Música (na foto abaixo), que nasceu no reabilitado Mercado do Bom Sucesso, no Porto, a pensar nos eventos culturais. Já o Hotel Costa da Caparica está virado para o surf e alberga um museu dedicado a este desporto.

 

TRYPLisboaAeroporto SPA5.   Segundo maior na gestão e serviços

A Hoti Hotéis dedica-se à prestação de serviços hoteleiros sob a forma de propriedade, exploração, gestão ou franchising. Ao todo, são 11 as unidades que mantêm contratos com a Hoti Hotéis, nove das quais Meliá. A experiência da Hoti torna o grupo apto a gerir hotéis tradicionais e spas e resorts. Foi a cadeia Hoti a escolhida pela Expo’98 para assegurar os serviços hoteleiros do evento.

 

Texto: Adelaide Cabral
Imagens: Grupo Hoti Hotéis e Fotolia