A Inapa vista num instante

Panorâmica. Com 51 anos, a Inapa é hoje um grupo líder europeu da distribuição de papel, fortemente internacionalizado. No total da sua faturação, Portugal representa apenas 5%

 

F20_9467

 

A funcionar desde 1965, nos últimos 25 anos a Inapa decidiu remodelar e expandir o seu negócio para atingir maior sucesso. Hoje a empresa portuguesa é a terceira maior distribuidora de papel da Europa e está presente em nove países.

A entrada em Angola aconteceu em 2010, em pleno pico da crise económica, tendo-se-lhe seguido a Turquia, em 2013, com a aquisição da Korda, a maior distribuidora de papel do país. Antes disso, já a estratégia expansionista da empresa tinha lançado raízes em França, Suíça, Luxemburgo, Bélgica e Alemanha, além de Espanha, cuja aventura além-fronteiras começou em 1990.

Hoje a Inapa é líder do mercado da distribuição de papel em quatro países – Portugal, Angola, Bélgica e Luxemburgo – e está no top 3 das maiores empresas do setor nos restantes onde opera, o que faz dela a terceira maior distribuidora de papel da Europa.

Com o mercado português representando apenas 5% da faturação total da empresa, a Inapa foi reconhecida, em 2015, por várias entidades nacionais e internacionais como a mais internacionalizada das empresas portuguesas.

Além da expansão, por detrás do sucesso da Inapa encontra-se a decisão, tomada há 16 anos, de abandonar a produção de pasta de papel, em que não era competitiva. Assim, restringiu a sua atividade no setor do papel à distribuição, que continua a ser a principal área de negócio, e diversificou a oferta para duas áreas complementares – embalagens e comunicação visual -, a que acrescentou ainda a logística das entregas.

Ultimamente, a contração da procura de papel na Europa e a forte concorrência dificultaram a vida à Inapa, cujos resultados líquidos de 2015 apresentaram um prejuízo de 400 mil euros. Mas segundo Diogo Rezende, CEO da Inapa, a empresa deverá regressar aos lucros neste ano.

 

F21_02751.   Vendas em 2015 com 881,3 milhões

Em 2015, as vendas consolidadas da Inapa atingiram os 881,3 milhões de euros. O número é sonante mas, ainda assim, representou um decréscimo de cerca de 3% face ao ano anterior. Constituindo a distribuição de papel 86% do volume de negócios da empresa, a redução da procura e o aumento da concorrência nos mercados onde o grupo está instalado ditaram uma descida de 4% nas vendas de papel. Já os negócios complementares da Inapa – embalagem e comunicação visual – tiveram um crescimento de cerca de 4% no ano passado.

 

2.   Mais de 70 mil clientes no mundo

Truck 2Internacionalizada desde 1990, a Inapa opera em nove mercados distintos e em todos eles detém uma posição de destaque – nos países em que não é líder, ocupa, pelo menos, uma posição no top 3 das maiores empresas do setor. Com 70 mil clientes e 1400 colaboradores, a Inapa assegura também um serviço de entregas  24 horas por dia, o que implica mais de 5000 entregas diárias, cujos milhões de quilómetros percorridos equivalem a sete voltas diárias à Terra e a três idas mensais à Lua.

 

F20_92613.   Uma coleção de 12 mil tipos de papel

São mais de 12 mil as referências de papel que a Inapa põe à disposição dos seus clientes, que variam em formato, textura e revestimento. É esta a área de negócio mais forte da empresa. Ao todo, em 2015 a Inapa vendeu 809 mil toneladas de papel, ou seja, um volume 3,3% menor do que em 2014, que rendeu “apenas” 785,1 milhões de euros. Além do papel, a Inapa disponibiliza ainda gamas completas de materias de escritónio, num total de cerca de 16 mil referências.

 

4. tesa_06400  Embalagens e soluções ímpares

É nas soluções e materiais de embalamento que reside a segunda área de negócios mais relevante da Inapa. Em 2015 as vendas deste ramo totalizaram 73,9 milhões de euros, mais 2,1% do que no ano anterior. Às embalagens diversas, a Inapa junta produtos inovadores, como as folhas antiderrapantes Stopgliss, que impedem o deslize de cargas até 45 graus de inclinação, e a espuma Stratocell, que pode ser customizada para proteger os produtos nas embalagens.

 

5.   Comunicação visual de grande porte

Em 2015 o negócio da comunicação visual da Inapa registou vendas no valor de 42,8 milhões de euros, uma subida de 7,6% face a 2014, em parte impulsionada pelo cross-selling com as empresas da área do papel. Na área da comunicação, a Inapa oferece consumíveis gráficos – tintas, aditivos, chapas de impressão e vernizes, etc. -, equipamentos de impressão (como as de grande formato da foto), software e a respetiva manutenção.

Demoroom

 

Texto: Adelaide Cabral
Imagens: Inapa