Cinco factos sobre a Ingesport

Panorâmica. Detentora dos ginásios GoFit, a Ingesport foi criada em Espanha em 2005 e o seu plano de expansão começou por Portugal, onde tem já um centro e conta abrir outros nove

 

Começou por ser uma empresa de consultoria no setor do desporto e da saúde aplicada à prática desportiva, mas depressa passou da teoria à aplicação no terreno, com o lançamento de ginásios próprios. Hoje a Ingesport tem 14 centros GoFit em funcionamento, um dos quais nas antigas piscinas dos Olivais, em Lisboa, cujas instalações recuperou. Em Espanha a Ingesport é líder de mercado e em Portugal tem prevista a abertura de um total de dez centros, num investimento global de 100 milhões de euros.

Foi em 2008 que a Ingesport abriu o primeiro ginásio GoFit, um centro concebido para atender às necessidades da cidade empresarial da Telefónica, em Madrid. No espaço de oito anos a empresa espanhola expandiu a atividade no seu país, inaugurando mais 12 centros em Espanha, e iniciou a sua estratégia de internacionalização.

O fator proximidade pesou na escolha de Portugal como primeiro destino de expansão. Lisboa e respetiva área metropolitana foram a primeira opção da Ingesport, sendo o Porto a próxima cidade-alvo.

As antigas piscinas dos Olivais são hoje as instalações do primeiro centro GoFit. O ginásio inclui uma sala de fitness  com mais de 900 m2, seis salas de atividades, três piscinas e spa, além do campo de futsal e dos três cortes de pádel. Este ano, a Ingesport consolida a sua expansão com a inauguração do GoFit do Campo Grande, prevista para o terceiro trimestre. Mais uma vez, o seu projeto passa pela recuperação de instalações abandonadas em Lisboa: às piscinas do Campo Grande  junta-se uma enorme infraestrutura que ocupará mais de 6200 m2.

Portugal é, para já, o foco da estratégia de internacionalização da Ingesport. Se há ou não outros países da Europa na sua mira, a administração da empresa não quer ainda revelar.

 

794911.  Mais oito centros em Lisboa e Porto até 2024

Dentro dos próximos seis a oito anos – portanto, no máximo, até 2024 -, a Ingesport terá dez centros desportivos em Portugal, instalados em Lisboa, Porto e respetivas áreas metropolitanas. Com um investimento estimado na ordem dos 100 milhões de euros, os centros GoFit vão gerar 700 postos de trabalho direto em Portugal e o objetivo é atingir a fasquia dos 50 milhões de euros de faturação. O GoFit Olivais está já em funcionamento e implicou um investimento de 8,8 milhões de euros. Campo Grande, já em obras, irá implicar um investimento da ordem dos 10 milhões de euros.

 

Pilates2.  Um total de 22 mil sócios por dia

No total das suas instalações, cuja área somada ultrapassa os 161 mil m2, a Ingesport recebe 22 mil sócios por dia. O GoFit Olivais – instalado nas recuperadas piscinas dos Olivais – conta já com cerca de 13 600 sócios e pelas suas instalações passam, todos os dias, 4000 pessoas, segundo as contas mais recentes da Ingesport. Com a inauguração do GoFit do Campo Grande, a expectativa é atingir os 25 mil sócios no final do ano.

 

0683.  Prática desportiva para famílias

Tendo por lema o “desporto para todos a preços acessíveis”, os centros GoFit têm programas e preços especiais a pensar nas famílias. Nos seus centros estão disponíveis atividades como o DIVER fit, um serviço de ludoteca gratuito, ou o GoFit KIDS, atividades desportivas pensadas para as crianças enquanto os pais praticam desporto.

 

0514.  Formação custa 210 mil euros/ano

Na prestação dos seus serviços de bem-estar e exercício físico, a Ingesport aposta em profissionais altamente qualificados, investindo anualmente cerca de 210 mil euros em formação. A sua equipa é jovem – com uma média de idades de 30,2 – e quase igualitária: 54% são homens e 46% mulheres.

 

Evento primavera5.  Serviços a pensar na inclusão social

No centro GoFit dos Olivais estão inscritas mais de 3000 crianças deste bairro de Lisboa. A Ingesport e os seus centros desportivos levam a sério o seu compromisso social. Nos Olivais, o centro GoFit, além de dar apoio às escolas primárias, fruto de uma parceria com a junta de freguesia local, ainda recebe idosos dos centros de dia e utentes com deficiências.

 

Texto: Adelaide Cabral
Imagens: Ingesport